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Confira dez alimentos para turbinar a dieta e ganhar mais massa magra

12/8/2016

Você já deve ter lido bastante sobre suplementos e exercícios específicos para aumento de massa muscular. Mas, na correria, muitas vezes acabamos não colocando e práticas as recomendações de nutricionistas, médicos, treinadores. A equipe da Runners World com a ajuda da nutricionista Cintia Azeredo, da clínica Vita Check-Up Center do Rio de Janeiro, elaboraram uma lista com 10 alimentos que o ajudarão na tarefa de ganhar mais saúde e um corpo mais definido:

Frango

Excelente fonte de proteína, ele auxilia na recuperação e no crescimento muscular. Os alimentos de origem animal são ótimas fontes de proteína, mas também de gordura e por isso, não deve ser consumidos em excesso).

Ovo 

É ótima fonte de albumina, proteína de alto valor biológico encontrada na clara, muito utilizada em suplementos e que auxilia na manutenção, na contração, força e ganho de massa muscular. A gema atua melhorando a imunidade, fornecendo ferro, vitaminas A, D e K, carotenoides, entre outros nutrientes.

Arroz com feijão 

A dupla mais famosa do Brasil é rica em aminoácidos essenciais já que o feijão é rico em lisina e o arroz rico em metionina. Esses tipos de aminoácidos são aqueles que o corpo não produz e, por isso, conseguimos por meio da dieta. Eles também participam de inúmeras funções, dentre elas a síntese proteica, que ajuda na formação e recuperação muscular. O arroz ainda é uma ótima fonte de carboidrato complexo, que provê energia para o bom funcionamento do metabolismo.

Banana 

Ela fornece energia de forma rápida e ainda é tem fácil digestão. Também é rica em vitaminas e em minerais que auxiliam na memória e reforçam a imunidade. Quando utilizada antes da atividade física, dá energia, melhorando o desempenho, reduzindo a fadiga e ajudando a preservar a massa muscular durante a atividade.

Aveia 

É um cereal rico em proteínas, fibras, vitaminas, minerais e carboidratos que fornecem energia de forma gradual. E ainda tem outros nutrientes como as fibras, que modulam a resposta glicêmica.

Beterraba

Fonte de nitrato, a beterraba faz vasodilatação e melhora a oxigenação dos músculos, aprimorando, ainda, a absorção de nutrientes para dentro do músculo. Quando o músculo trabalha com baixa oxigenação, ele fica com sua função reduzida, o que leva à queda no desempenho. 

Melancia

Possui uma substância chamada citrulina, que atua melhorando a fadiga muscular, o que reduz o cansaço. É também fonte de vitaminas do complexo B e minerais, que melhoram a imunidade.

Queijo cottage

Possui grande quantidade de uma proteína que é rapidamente absorvida pelo organismo. Fornece ainda alto teor de cálcio, importante no processo de contração muscular e para saúde dos ossos. Além disso, possui baixo teor de gordura.

Batata doce

Possui carboidrato de baixo índice glicêmico, liberando a energia de forma lenta, sendo grande aliada para praticantes de atividades de longa duração, uma vez que ajuda a preservar a massa muscular e a manter um bom desempenho até o fim da atividade.

Soja e seus derivados

São ótima fonte vegetal de proteína e cálcio.Atua na manutenção, na força e no ganho muscular. É rica em isoflavona, substância semelhante ao hormônio feminino, e auxilia no equilíbrio hormonal, evitando o acúmulo de gordura corporal.

Por Kauana Araújo  |  Fonte: runnersworld.com.br

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